A Ranpak oferece maior sustentabilidade com proteção térmica com base em papel para soluções da cadeia de frio

As soluções para a cadeia de frio WrapPak® recicláveis com o lixo doméstico, fornecem proteção térmica até 48 horas para entregas de alimentos encomendados online.

CONCORD, Ohio, EUA – 27 de setembro de 2021 – A Ranpak Holdings Corp. (“Ranpak”) (NYSE: PACK), líder global em soluções de embalagens ambientalmente sustentáveis à base de papel para comércio online e cadeias de abastecimento industrial, apresenta uma vasta gama de produtos e serviços criados para responder às tendências atuais de mercado das cadeias de frio. Entre 2020 e 2027, prevê-se que o aumento do mercado de embalagens para a cadeia de frio seja de 19,4%[1]. Para satisfazer esta procura crescente, a Ranpak oferece aos seus clientes uma linha de soluções de proteção térmica económica e sustentável, à base de papel. A família de produtos WrapPak® Protector da Ranpak é ideal para empresas que enviam alimentos que necessitam de diversas temperaturas de congelamento, refrigeração ou temperatura ambiente. As soluções de embalagens à base de papel da Ranpak são recicláveis com o lixo doméstico e representam uma solução mais económica do que as embalagens que utilizam caixas EPS tradicionais e outros materiais à base de plástico.

“O comércio de alimentos e bebidas online na Europa registou um enorme aumento desde que durante a pandemia os consumidores tiveram a experiência da comodidade das encomendas de alimentos online durante a pandemia” – afirma Anne de Rouw, gestora de desenvolvimento comercial da cadeia de frio na Europa. “Isto inclui refeições, compras de supermercado e especialidades alimentares. De facto, estima-se que até 2025 21% do total das encomendas no mercado de alimentos e bebidas serão feitos online[2]. Simultaneamente, o consumidor procura soluções sustentáveis de embalagem e a sua experiência ao abrir as embalagens é pouco positiva quando se depara com materiais de enchimento à base de plástico. É por esta razão que a Ranpak tem apostado fortemente no WrapPak® Protector, a solução de embalagem à base de papel para a cadeia de frio, que utiliza almofadas de papel onduladas como revestimento térmico”.

Anne de Rouw observa que, para além das vantagens de funcionalidade e sustentabilidade das soluções para a cadeia de frio da Ranpak, as empresas fornecedoras de alimentos têm também a vantagem de necessitarem de menos espaço nos seus armazéns, acrescentando que “uma palete de WrapPak® embala um volume equivalente a 24 paletes de caixas EPS para a cadeia de frio”! A Ranpak fornece tanto o papel de revestimento WrapPak® Protector, como o equipamento conversor necessário para produzir as almofadas de papel ondulado, o que permite ao utilizador final produzir o seu material de embalagem à medida das suas necessidades.

Ranpak WrapPak® Protector: Detalhes

Os especialistas da Ranpak colaboram com os clientes para determinar a configuração ideal para a embalagem de produtos específicos. Isto inclui a definição dos tamanhos ideais das caixas de cartão canelado, para se adequarem melhor às almofadas de papel ondulado WrapPak® Protector; além disso, a Ranpak pode recomendar cool packs sustentáveis, como o material inversor Recycold (PCM), se necessário. O departamento de técnica de embalagens da Ranpak mantém uma “sala climatizada”, que permite a realização de ensaios térmicos, desenvolvendo assim soluções personalizadas para os seus clientes. O papel WrapPak® é um tipo de papel kraft sem revestimento, 100% reciclável, renovável, biodegradável e resistente à humidade. Tal como todas as soluções de embalagem à base de papel da Ranpak, o revestimento com WrapPak® Protector é fabricado com materiais certificados pela FSC®.

As soluções WrapPak® Protector são ideais para produtos como chocolates e doces que exigem um ambiente com temperatura controlada, e também para produtos como carnes, marisco, laticínios, sumos e sobremesas, que exigem o armazenamento em condições refrigeradas, e finalmente, para produtos congelados, que devem ser mantidos a uma temperatura máxima de 0 ºC. A Taartenwinkel.nl é uma empresa holandesa de pastelaria que utiliza o WrapPak® Protector e produz até 400 bolos por dia. O WrapPak® Protector assegura 24 horas de proteção térmica aos produtos da empresa. Os bolos embalados são recolhidos às 21:00 horas e entregues no dia seguinte. As embalagens térmicas da Ranpak não só protegem os bolos mas também proporcionam aos destinatários uma excelente experiência ao desembalar.

A Ranpak facilita a instalação e a configuração, oferecendo aos clientes o conversor do WrapPak® Protector, juntamente com paletes de papel para revestimento WrapPak® Protector. O processo de embalagem é bastante simples:

  1. Selecione a caixa adequada de cartão canelado com parede dupla ou tripla.
  2. Use o conversor WrapPak® Protector para converter o papel em almofadas onduladas com o tamanho e o número de camadas adequados, dependendo da temperatura ambiente, da temperatura do produto e da duração do transporte.
  3. Os produtos são inseridos na caixa revestida com elementos de refrigeração.
  4. Se existirem espaços vazios na caixa preenchida, pode utilizar-se enchimento opcional.
  5. Feche a caixa com fita adesiva e está pronta para expedição!

Para mais informações sobre as soluções para a cadeia de frio e outras soluções de embalagem à base de papel da Ranpak, consulte o website: www.ranpak.com/pt/keep-it-cool


[1] Cold Chain Packaging Market Size, Share & Trends Analysis Report (Relatório de análise de tamanho, quota e tendências do mercado de embalagens para a cadeia de frio), publicado pela Grand View Research em setembro de 2020

[2] Food And Beverages E-Commerce Global Market Report 2021 (Relatório global sobre o comércio eletrónico de alimentos e bebidas de 2021), publicado pela The Business Research Company